Enoturismo de norte a sul para desconfinar com tranquilidade
Quintas, hóteis, villas e unidades de turismo rural, entre o Douro e o Alentejo, são as nossas propostas para desconfinar e relaxar em Portugal com segurança.
1. Hotel Quinta do Vallado & Hotel Casa do Rio

O hotel da Quinta do Vallado, na Régua, dispõe de 13 quartos, 5 quartos na Casa Tradicional e 8 quartos no Edifício Moderno. Desde 2005, a Quinta do Vallado está preparada para receber hóspedes no seu confortável Wine Hotel. Inicialmente abriu as portas à Casa Tradicional, construída no. século XVIII e outrora pertencente à família de Dona Antónia Adelaide Ferreira, onde existem cinco suites recentemente renovadas.
O crescente sucesso do projeto levou à construção de um segundo edifício, em 2012, feito quase inteiramente de xisto, o material dominante no solo da região. Este novo edifício de oito quartos foi desenhado pelo Arquiteto Francisco Vieira de Campos, responsável também pelo projeto de renovação da adega.

Casa do Rio com apenas 8 quartos, localizada entre as vinhas e o rio, e uma maravilhosa vista para o Douro. O edifício principal está localizado entre a vinha e o rio, sobre um laranjal, e com uma deslumbrante vista sobre o Douro. Os hóspedes terão uma experiência única no meio da Natureza, e terão à disposição refeições, prova de vinhos e várias atividades em terra e no rio.
2. Herdade da Malhadinha Nova

Do enquadramento com a natureza, no seu estado mais puro, nasce um mundo de modernidade, singularidade, charme e requinte. Entre paredes, a contemporaneidade cruza-se, de forma singular, com as tradições ancestrais e com a ruralidade típica da planície alentejana.
Com seis alojamentos todos com personalidade e finalidade única, a privacidade, exclusividade e o luxo são as traves-mestras que interligam os diferentes espaços.
A inspiração rural está patente nas originais peças desenhadas por artesãos, nas cadeiras feitas à mão, no aproveitamento do buinho e das pedras colhidas na herdade, os mármores alentejanos, materiais que coabitam ao lado de objetos de design nacional e internacional, da Olavo à Vista Alegre, de Marcel Wanders e Alvar Aalto, do mobiliário de casa de banho e banheiras Agape às peças de iluminação desenhadas por Philippe Starck, Charles & Ray Eames ou Mariano Fortuny.
3. Ventozelo Hotel & Quinta

Não é apenas um Hotel. É uma Quinta que foi transformada, mantendo a raíz acolhedora de uma casa Duriense. Um sítio habituado a receber com todo o conforto, todos os que aqui chegam: seja em trabalho, de passagem, ou para ficar mais tempo. São 29 quartos, cuidadosamente renovados e que se distribuem pelas diferentes edificações da Quinta.
4. Herdade do Sobroso Luxury Wine Hotel

A Herdade do Sobroso transmite encanto e evasão. Inspiram-se os quentes aromas alentejanos e outros tão exóticos provenientes de África e com toque oriental. De grande qualidade estética e arquitetónica, oferece um Wine Hotel e experiências de Enoturismo únicas.
5. Quinta da Pacheca Wine Barrels

Consegue imaginar acordar no meio de uma vinha e experimentar a ruralidade de uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo? Num cenário idílico e romântico, os Wine Barrels proporcionam-lhe uma experiência única de contacto com a natureza e a realidade monumental da Região Vinícola do Douro. Momentos únicos de descanso esperam por si num ambiente de ruralidade.
6. A Casa de Murças | Esporão

A Casa, com 5 quartos, pode receber até 10 pessoas, que podem usufruir dos jardins, da piscina e têm ainda a possibilidade de participar nas rotinas diárias, seja no campo, na adega ou até na cozinha. A sala de estar, com uma varanda sob o rio Douro, é o local ideal para descontrair, ler ou até mesmo tocar piano. A sala de jantar é o local de partilha e conversas à mesa. A cozinha está totalmente equipada e disponível para uso dos hóspedes.
É uma casa com self catering - cozinha totalmente equipada e disponível para uso dos hóspedes, com serviço entrega de compras e produtos da nossa horta. As refeições podem ser realizadas na sala de jantar, ou no jardim se quiser, numa grande mesa.
Numa Quinta do Douro, o vinho faz naturalmente parte de qualquer refeição pelo que pode ir à loja escolher aquele que mais lhe apetecer e trazer para a mesa.
7. Quinta Nova - Douro Wines and Tourism

Ficar alojado na casa senhorial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é sentir o ambiente de uma grande casa de família portuguesa, cercada por uma paisagem estonteante que se estende pelo vale, ao longo de 1,5 km de margem com o rio Douro, numa das quintas mais emblemáticas da região.
Aqui o verdadeiro luxo é o ambiente de uma casa senhorial, localizada junto ao edifício original da adega, datada de 1764, com um enquadramento único recortado pelos históricos socalcos de vinha pelos quais se distribuem os diferentes edifícios, incluindo uma pequena capela. O conforto sofisticado e acolhedor dos espaços comuns foram cuidadosamente pensados para que os hóspedes se sintam os principais protagonistas, o lugar ideal para relaxar e aproveitar a vida, desfrutar de grandes vinhos e apreciar com calma a comida genuinamente saborosa do restaurante Conceitus que garante um atendimento de excelência marcado por uma equipa atenta e conhecedora.
8. Quinta do Crasto

Com uma localização extraordinária, mesmo em cima do rio Douro, e um design arquitetónico bastante apelativo que provoca a ilusão de uma borda infinita, a famosa piscina da Quinta do Crasto foi projetada no início deste século pelo Arquiteto Eduardo Souto de Moura - vencedor do prémio Pritzker em 2011, o prémio maior da Arquitetura mundial - e construída e concluída há mais de uma década. Uma das características mais notáveis da Arquitetura é possibilidade de criar ilusões óticas consoante o ângulo de observação. Apesar de ilusoriamente a piscina provocar a perceção a quem a observa lado a lado de que a sua forma de borda infinita é um retângulo, na realidade, trata-se de uma questão de perspetiva, já que o formato da piscina tem a figura geométrica de um trapézio, ou seja, possui dois lados - as extremidades - paralelos entre si e as laterais são na verdade duas diagonais: uma, do lado da parede de xisto, "entra" ligeiramente no deck de madeira onde estão as mesas, as espreguiçadeiras e os guarda-sóis e, a outra, do lado do rio e de ângulo mais acentuado, parece sustida no ar sobre o Douro formando o famoso canto da piscina no qual ninguém resiste a tirar uma fotografia dado o fabuloso enquadramento paisagístico. Em algumas imagens da Quinta do Crasto, aéreas ou tiradas com distanciamento de pontos mais elevados, é possível obter esta perspetiva única do formato em trapézio, percecionando claramente que a extremidade da piscina do lado do rio é arquitetonicamente mais larga do que a extremidade do lado da quinta, construída assim para conseguir mais iluminação natural em toda a área envolvente e tirar o máximo partido deste local premium.
Autor: Pedro Silva